EN PT

Equipe e trajetória da MeteoIA

Atacando os desafios técnicos e científicos para criar uma sociedade mais resiliente

Vídeo de apresentação

Ouça nosso co-fundador, Thomas Martin, apresentando a empresa.

Equipe da MeteoIA

Descrição

Prancheta 1

Thomas Martin

Co-fundador

Thomas Martin: Sócio Fundador

O Thomas é mestre em Água, Clima e Meio Ambiente pela Universidade de Grenoble Alpes e doutor em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo. Possui especialização em desenvolvimento de sistemas baseados em aprendizado de máquina e sensoriamento remoto para previsões hidrológicas e climáticas. Realizou pós-doc financiado pela FAPESP e desenvolveu o CliMap: um sistema baseado em inteligência artificial para projeções climáticas de alta resolução (30m) próximo à superfície.

Prancheta 2

Gabriel Perez

Co-fundador

Gabriel Perez : Sócio Fundador

O Gabriel é mestre em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Em 2018, recebeu prêmio por seu projeto de pesquisa de doutorado na International Research Studentship Competition da Universidade de Reading, no Reino Unido, onde está finalizando seu doutorado em ciências do clima. Em 2019, realizou curso de verão de modelagem climática na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Em 2021, atuou na Organização Meteorológica Mundial em verificação de previsão. Possui experiência profissional nas áreas de aprendizagem de máquina, dinâmica atmosférica e mecanismos de precipitação com ênfase em análise de modelos climáticos.

Prancheta 6

Edson Yatabe

CFO e diretor do setor de energia

Edson Yatabe : Sócio

O Edson é mestre em Meteorologia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas na Universidade de São Paulo (IAG-USP), com a pesquisa intituladada como "Variabilidade Climática nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil: Influência dos Oceanos Atlântico e Pacífico". Foi pesquisador no Labolatório de Meteorologia Aplicada à Sistemas de Tempo Regionais (MASTER) de 2011 a 2017. Possui experiência com Climatologia Estatística, Meteorologia Sinótica, Meteorologia Dinâmica e Interação Oceano Atmosfera. Entre março de 2017 a abril de 2021 atuou em uma empresa privada no mercado livre de energia, dando suporte à tomada de decisão no trading de energia com base em informações meteorológicas e nas metodologias e modelos utilizados pelo ONS. Atualmente, também atua como pesquisador no Programa de Inovação Tecnológica (PIPE/FAPESP)

jhh

Vitor Fernandes

Estratégia de negócios

Vitor Fernandes : Sócio

O Vitor é graduado em Administração de empresas com ênfase em comércio exterior, pós graduado em Liderança e inovação e atualmente cursa PhD em Business Analytics na Rensselaer Polytechnic Institute. Desenvolveu diversos negócios internacionais atuando como especialista entre Brasil e China, adquirindo domínio da língua chinesa e inglesa. Desde 2015, passou a atuar como consultor de inovação focado em Data Science e, atualmente, atua com desenvolvimento estratégico e de negócios baseados em Data Science.

Amanda Lucena

Amanda Lucena

Advogada e Gestora de Negócios

Amanda Lucena : Advogada e Gestora de Negócios

A Amanda é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua como advogada na área Cível desde 2016 e desde 2022 em Contratos. Atualmente está finalizando Pós Graduação em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela Fundação Instituto de Administração e está no segundo ano da graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo.

Márcia Marques

Márcia Marques

Cientista de Dados

Márcia Marques: Meteorologista e Cientista de Dados

A Márcia é mestre em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo e cientista de dados. Possui ampla experiência em energias renováveis, sensoriamento remoto, poluição atmosférica e análise de dados. Desenvolveu conhecimento avançado em Python para tratamento de produtos meteorológicos em Linux.

Leonardo Gilly

Leonardo Gilly

Engenheiro de dados

Leonardo Gilly: Meteorologista e Cientista de Dados

O Leonardo é meteorologista formado pela Universidade de São Paulo e possui ampla experiência profissional na área meteorológica, com atuação no grupo SOMAR Meteorologia como programador e meteorologista. Uma de suas atividades centrais foi o desenvolvimento e manutenção de produtos para apresentação da previsão de tempo em programas televisivos. Possui grande habilidade no desenvolvimento de produtos de imagem, como mapas de vento e tratamento de imagens de satélite, o que permitiu o aprimoramento dos produtos da empresa, com a previsão de tempo juntamente com o monitoramento de tempestades. Para tal, desenvolveu conhecimento avançado de programas específicos e linguagens de programação, como o Python, para tratamento de produtos meteorológicos em Linux.

Franklin Jean Machado

Franklin Jean Machado

Administrador e Gestor de Negócios

Franklin Jean Machado : Administrador e Gestor de Negócios

O Franklin é administrador pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e mestre em gestão de projetos pela Universidade Nove de Julho com período sanduíche na Bentley University, em Boston. Atualmente está terminando o doutorado em Administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Possui experiência em várias áreas, entre elas gestão de projetos, empreendedorismo, melhoria contínua, análise de dados, gamificação, banking, consultoria e docência.

Conheça nossa timeline

2017 - Nasce a ideia

  • Gabriel e Thomas desenvolvem técnicas inovadoras de IA na USP
  • Organizam o grupo de ciência de dados do Garoa Hackclub
  • Idealizam o sistema MIA para automatizar o desenvolvimento de modelos de IA
  • A MeteoIA nasce para aumentar a resiliência da sociedade brasileira frente aos impactos do tempo e clima

2018/19 - Desenvolvimento do sistema MIA

  • Desenvolvimento intenso das componentes centrais do MIA
  • Pesquisa de mercado com empresas de comercialização de energia
  • Submissão de um projeto de pesquisa PIPE/FAPESP para previsão subsazonal de chuva e vazão com IA
  • Parcerias com instituições de pesquisa como o Laboratório Nacional de Computação Científica

2020/21 - Aplicação do MIA para energia

  • Núcleo computacional do MIA apresentado na Reunião Anual da American Meteorological Society em Boston
  • Fase 1 do PIPE Fapesp  é implementada
  • Aplicação do sistema MIA para o desenvolvimento de um produto para trading de energia
  • Edson Barbosa ingressa como sócio trazendo expertise do setor de energia
  • Vitor Fernandes junta-se como sócio trazendo expertise empresarial

2022 - Expansão em outros setores

  • Novos clientes no mercado de seguros
  • Projeto de P&D sobre previsão interdecadal de chuva
  • Expansão da equipe
  • Lançamento do produto para o mercado de trading de energia

Parceiros

Com muito orgulho, possuímos parceiros que compartilham a mesma visão para construir um futuro melhor: